Cannes Lions International Festival 2008

O jogo “Weather”, feito para o Greenpeace, ganhou o Leão de Bronze no festival Internacional de Cannes, em 2008 (vale reparar, neste ano não houve ouro. Ou seja, é um bronze que, para nós, conta como prata).

A grande sacada foi investir numa mecânica colaborativa (isto é, todos jogam juntos contra os problemas propostos pelo jogo). Era um jogo online, multiplayer, onde os jogadores tinham que agir em conjunto para salvar o mundo de quatro grande tipos de problemas: lixo nuclear, desmatamento, poluição e lixo tóxico.

As sutilezas estavam em vários momentos da mecânica de jogo: o tabuleiro, por exemplo, refletia uma divisão territorial do mundo baseada não em fronteiras políticas, mas sim em biomas! Justamente porque, em se tratando de ecologia, é preciso repensar o mundo de maneira diferente!

Aliás, o jogo, encomenda da Almap e produzido pela Colméia, ainda ganhou outros prêmios importantes no meio publicitário:

  • Ouro, London International 2008
  • Prata, Wave Festival 2008
  • Prata, El Ojo (Advergame)
  • FWA – Site of the day, 02 June 2008

 

Weather é um jogo multiplayer cooperativo.

Nele, os jogadores devem sanar problemas ambientais que surgem nos diversos biomas do mundo.

Os jogadores são obrigados a mobilizar suas forças e eleger prioridades. Mas devem ficar atentos, pois os problemas não resolvidos ficam mais caros para serem solucionados depois.

Versão física do jogo.

 

 

Por que este prêmio é importante?

O “Cannes Lion International Festival of Creativity” é o maior prêmio internacional da área de publicidade.