32º Concours International de Jeux de Société de Boulogne-Billancourt

Tivemos uma felicidade imensa em vencer novamente este torneio (havíamos conquistado pela primeira vez esse prêmio em 2004), naquele que é considerado por muitos o maior concurso de boardgame design da Europa. O jogo que submetemos chama-se “Shieldwall” e simula uma batalha medieval.

Nele, os membros dos dois exércitos são dados (ao todo, 60 dados!). Existem dados que simulam os cavaleiros, outros que simulam os camponeses e ainda outros que fazem as vezes de guerreiros à pé. O objetivo do jogo é conquistar três dos cinco setores do campo. É um jogo simples, que faz os jogadores vibrarem a cada lance, como se estivessem numa taberna!

Conceitualmente, queríamos provar que é possível criar um bom jogo de estratégia, mesmo utilizando muitos elementos de sorte! E foi isso que encantou os europeus!

Entrega dos troféus aos vencedores do torneio, no CNJ (Centre National du Jeu), Paris, França.

 

Por que este torneio é importante?

O “Concours International de Créateurs de Jeux de Société” de Boulogne-Billancourt, promovido pela ludoteca de Paris, é um dos mais prestigiados concursos de game design de toda a Europa. A razão de sua fama está tanto na acirrada competição (participam 200 criadores de jogos do mundo todo) quanto nas rígidas regras do torneio.

Primeiro, os autores dos jogos são mantidos anônimos, para que não haja nenhum tipo de privilégio. Durante as diversas fases eliminatórias, os jogos são submetidos a diferentes juízes, que examinam e reexaminam as regras. Depois, nas fases subsequentes, as equipes de playtest testam os jogos diversas vezes, atribuindo notas a cada partida. O procedimento é feito até que, dos duzentos jogos iniciais, restem apenas dez finalistas.

Estes finalistas são então submetidos a uma avaliação final, por um júri composto de notáveis vindos de toda a Europa. Durante um final de semana, isolados num hotel, os membros da banca testam os jogos e, no domingo à tarde, anunciam a decisão final, no Palais du Jeu, diante de uma platéia formada por editores de jogos, outros criadores e diferentes tipos de fãs. O concurso é famoso por ter revelado alguns dos maiores criadores de jogos em atividade, como Bruno Faidutti, Serge Laget, Roberto Fraga e outros.