SETE COISAS SOBRE O ONÇA

Pós-Doc na USP

Por que amamos jogar? Por que jogar, hoje, é uma das atividades fundamentais de nossa sociedade? Qual a relação entre jogo e a cultura contemporânea? Todas essas perguntas me levaram a fazer a grande jornada do Mestrado, do Doutorado e agora do Pós-Doutorado - tudo pela USP. 

Na Academia, tive  a oportunidade de ler livros que me abriram demais a cabeça, transformaram profundamente meu processo criativo e mudaram meu entendimento do mundo. 

Formado em Jornalismo

Fiz Jornalismo pela USP. Comecei a trabalhar nesta área fazendo análises de jogos. Criei o portal de games do Terra, da StarMedia, do O Site. Trabalhei por muitos anos fazendo a coluna de games das revistas Playboy, VIP, Superinteressante e Mundo Estranho. Minha formação fez com que eu enxergasse os jogos como um meio (muito eficaz) de comunicação.

Professor de Game Design

Leciono, há sete anos, as disciplinas de Game Design e Level Design, no curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta de Tecnologia e na FECAP. O contato vibrante com meus alunos, a troca incrível que existe nessa relação, tudo isso é um grande manancial que alimenta (e muito) a minha criação. Ensinar é aprender. 

Fui publicado na
Alemanha e Polônia

O jogo Waka-Waka, que venceu o concurso de criadores de jogos na França (veja a seção prêmios), foi posteriormente publicado na Alemanha, pela Winning Moves,  sob o nome de "Vineta" (uma ilha mítica da mitologia nórdica). Na Polônia, virou "Atlantyda", publicado pela Trefl. Hoje, faço parte do SAZ, o sindicato europeu dos criadores de jogos.

Escrevi um livro sobre Game Design

Desenvolvi, ao longo dos anos, um método de criação de jogos. Minha motivação para escrevê-lo veio dos meus alunos (e também dos meus clientes), que queriam entender melhor como funciona esse processo tão fascinante. O nome do livro é "Game Design: Método da Estrela" (compre aqui). Ele faz parceria com um curso de 40 horas vendido na Hotmart (compre aqui), onde demonstro os conceitos através de exercícios práticos, realizados com meus alunos e comentados por game designers do mercado.  

Escrevi três livros infantis

Junto com minha esposa, a ilustradora Tatiana Paiva, criamos dois livros infantis, editados pela Melhoramentos. "Os Bichos e seus Caprichos" e "Eu vi, eu Juro, um Bicho no Escuro". Também fizemos um livro gamificado para o Itaú, chamado "A Árvore do Dinheiro". Afinal, a narrativa e a poesia são, para mim, um tipo muito interessante de jogo.

Sou da turma dos Direitos Humanos!

Os Direitos Humanos não estão e nunca estiveram garantidos. Por isso, temos que lutar todos os dias para fazê-los valer, especialmente numa sociedade (ainda) tão injusta como a nossa. Por isso, acho importante que todos nos posicionemos de forma clara e mostremos de que lado estamos.  

Sou contra o racismo. Sou a favor do feminismo. Sou a favor do movimento LGBTQIA+. Sou a favor da liberdade de culto, com ênfase na proteção das religiões de matrizes africanas, sempre tão atacadas. Sou a favor da luta das pessoas com deficiência. Dos direitos das crianças, dos idosos, dos animais e da nossa Mãe Terra.  Sou a favor de toda e qualquer minoria. Mas, principalmente, sou a favor desta grande maioria - a dos pobres e despossuídos, que tanto precisam de Justiça Social.